PROFESSOR RODRIGO BENTO

Bem vindos ao blog Saber!

Educação: o caminho certo para o desenvolvimento de todos. Aqui compartilharemos nossas experiências, sonhos, nossas vitórias e alegrias que sempre nos incentivam a prosseguir nessa jornada em busca do SABER, a chamada Educação...


terça-feira, 29 de junho de 2010

Olimpíada Nacional de História do Brasil recebe inscrições

Alunos de escolas públicas e privadas de todo o país têm até o dia 06 de agosto para participar da 2ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil. Realizado pelo Museu Exploratório de Ciências (MC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Olimpíada tem como objetivo estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos, imagens e mapas, ao longo de questões de múltipla escolha e da realização de tarefas.
Podem participar da olimpíada estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e demais séries do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.
Ao todo serão cinco fases online e uma fase final, presencial, que ocorrerá na própria Unicamp. A primeira fase da competição começa em 19 de agosto, Dia Nacional do Historiador e de celebração do centenário de morte do jornalista e historiador Joaquim Nabuco.
O formulário de inscrição e o boleto para pagamento estarão disponíveis no site www.mc.unicamp.br. A taxa de inscrição é de R$ 15,00 para as equipes de escolas públicas e R$ 35,00 para as equipes das escolas particulares. O valor da inscrição é para todos os membros da equipe.
O MC vai custear, com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras, a vinda de uma equipe de cada estado brasileiro para participar da fase presencial. Após a final da Olimpíada, os professores responsáveis por essas equipes permanecerão na Unicamp para realizar capacitação de uma semana.
A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de participação. A escola vencedora receberá doação de livros para o acervo da biblioteca e a assinatura da Revista de História da Biblioteca Nacional por um ano.
Fonte: terra.com.br