PROFESSOR RODRIGO BENTO

Bem vindos ao blog Saber!

Educação: o caminho certo para o desenvolvimento de todos. Aqui compartilharemos nossas experiências, sonhos, nossas vitórias e alegrias que sempre nos incentivam a prosseguir nessa jornada em busca do SABER, a chamada Educação...


sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Concurso para professores ACTs tem 33.928 inscritos

O concurso para seleção de professores Admitidos em Caráter Temporário (ACTs) para atuarem em 2011 teve 33.928 inscrições. A avaliação será realizada no dia 24 de outubro e o resultado será divulgado em 30 de novembro. A avaliação deve ser feita tanto pelos profissionais em exercício, quanto por aqueles que desejam ingressar na rede pública estadual no próximo ano letivo. A diretora de Desenvolvimento Humano da Secretaria de Estado da Educação (SED), Elizete Mello, reforça, mais uma vez, que "nenhum professor ACT dará aula em Santa Catarina sem ter realizado o concurso".
A prova será realizada pela ACAFE e será dividida em conhecimentos gerais e específicos. Para se classificar o participante não pode zerar.
Cada professor pode optar por até dois municípios e duas disciplinas para ministrar. A homologação das inscrições (deferidas e indeferidas) será publicada no dia 16 de setembro.
Os inscritos com melhor desempenho no exame terão preferência para escolher a escola e a chamada obedecerá à ordem de classificação. Em Santa Catarina, cerca 16 mil ACTs ocupam as vagas dos efetivos quando estes são afastados por licenças, folgas e atestados. A SED espera contratar até 15 mil professores durante o ano de 2011.
Total de inscritos por disciplinas de níveis de ensino

fonte: Secretaria de Estado da Educação

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Curso contra drogas atenderá educadores de escolas públicas

Profissionais que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental poderão matricular-se no curso de prevenção ao uso de drogas para educadores de escolas públicas. O curso, promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Justiça (MJ) e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), oferece 25 mil vagas a educadores de todo o Brasil. Nos anos anteriores, ao contrário desta quarta edição, somente quem atuava nos anos finais do fundamental e no ensino médio podia participar. O objetivo é capacitar diretores, professores e coordenadores para o desenvolvimento de programas de prevenção do uso de drogas. Os interessados têm prazo até 6 de setembro para fazer sua inscrição. O curso, ministrado pela Universidade de Brasília (UnB), será desenvolvido na modalidade a distância, com atividades em quatro módulos. A carga horária total será de 120 horas distribuídas em quatro meses, com dedicação mínima de seis horas semanais. Os aprovados receberão certificado de curso de extensão universitária de 180 horas, emitido pela universidade. Os educadores selecionados serão avisados por mensagem eletrônica até o dia 20 do próximo mês, e devem confirmar sua participação até 27 de setembro. As inscrições podem ser feitas no página do curso.
Fonte: Assessoria de Imprensa da SEB

sábado, 14 de agosto de 2010

Escola Renato Ramos promove Gincana Estudantil



Equipe da 8ª Série é campeã



Em uma sexta-feira 13 e alegre, a comunidade escolar do Bairro Portinho teve o prazer de ter uma gincana escolar em homenagem ao dia do estudante. A escola Renato Ramos promoveu a integração entre os alunos, professores e inúmeros funcionários envolvidos. Além de contribuir no processo ensino-aprendizagem, a gincana também foi solidária, onde os alunos arrecadaram alimentos e agasalhos que serão doados a famílias carentes.
De Parabéns as organizadoras professoras Nadja e Mariléia que contaram também com o apoio do professor Thiago. A grande vencedora foi a equipe da 8ª Série, turmas 01 e 02. A premiação será uma sessão de cinema em Tubarão.

Classificação

1º Lugar = 8ª Série com 663,50 pontos
2º Lugar = 5ª Série com 643,80 pontos
3º Lugar = 6ª Série com 591,90 pontos
4º Lugar = Ensino Médio com 540 pontos
5º Lugar = 7ª Série com 481 pontos

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Lista das 500 melhores universidades tem 6 brasileiras

A classificação 2010 das 500 melhores instituições de ensino superior, realizada pela Universidade de Comunicações de Xangai, coloca os estabelecimentos americanos na liderança. Como no ano passado, os Estados Unidos ocupam 17 dos 19 primeiros lugares. Na lista, divulgada nesta quinta-feira pelo site Echos, seis brasileiras aparecem, a USP (entre as 150 melhores), Unicamp (300 melhores), UFMG, UFRJ, Unesp (as três entre as 400 melhores) e Ufrgs (entre as 500 melhores). O primeiro francês a aparecer está no 39º lugar.
A Universidade Jiaotong de Xangai vai divulgar a lista de forma oficial no seu site (www.arwu.org). Harvard é o número um: Berkeley cede o segundo lugar a Stanford. Apenas as britânicas Cambridge (5º) e Oxford (10º) estão entre as 10 melhores, ao lado das americanas. O próximo país a aparecer é o Japão, com a Universidade de Tóquio, que fecha as vinte melhores.
Três estabelecimentos franceses estão na lista dos 100 primeiros: Pierre-et-Marie-Curie, no 39º lugar (uma situação melhor, em relação ao relatório de 2009); Paris-Sud Orsay está no 45º (dois rankings perdidos) e a École Normale Supérieure (ENS-Ulm), no 71º (recuo de um lugar).
Divulgada desde 2003, esta classificação mundial é tão esperada quanto criticada, notadamente na Europa - na França, em particular.
Os critérios são relacionados essencialmente à performance em matéria de pesquisa, em detrimento da formação: o número de prêmios Nobel recebidos, as medalhas Fields (o equivalente ao Nobel em matemática) e artigos publicados em revistas e periódicos unicamente anglo-saxãos. Os francófonos não são levados em conta.
A União Europeia pretende construir até 2011 sua própria "classificação", que contará com uma verdadeira "cartogragia" por disciplinas, concebida como ajuda aos estudantes para sua escolha.
O assunto pode ser consultado no site
fonte: terra.com.br

Greve de professores afeta escolas e creches de Florianópolis



Professores da rede municipal de Florianópolis (SC) estão em greve desde segunda-feira (9). Segundo a Prefeitura, a paralisação atinge 65% das escolas e creches do município, sendo que destas, 33% funcionam parcialmente e outras 32% estão fechadas.
As creches são as mais prejudicadas. Segundo o secretário de administração da Prefeitura de Florianópolis, Constancio Maciel, quase metade das unidades (são 48) está fechada.
No total, as 120 unidades de ensino de Florianópolis atendem cerca de 27.500 alunos, segundo a Prefeitura.
A diretora do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) Janete Recalcatti disse que a reivindicação é para que haja uma revisão do plano de cargos e salários. "Os auxiliares de sala têm nível superior ou médio e recebem como funcionários que possuem apenas o nível fundamental. Precisamos de mudanças", disse Janete.
O secretário de administração, Constancio Maciel, afirmou que haverá a revisão dos cargos e salários dos funcionários, mas não deu prazo. Segundo ele, atualmente a Prefeitura já atingiu o limite máximo permitido por lei com gastos de folha de pagamento, e a revisão dos salários custaria, em média, pelo menos mais R$ 500 mil mensais aos cofres públicos.
"Nosso plano de cargos está mesmo defasado. Temos de refazê-lo e já concordamos com isso. Discutimos isso desde maio e nunca nos negamos a fazer as mudanças, mas eles foram apressados em decretar a greve", afirmou o secretário.
Auxiliares de enfermagem e outros técnicos da área da saúde também aderiram à greve.
Fonte;G1.com

quarta-feira, 11 de agosto de 2010


Sai lista dos classificados para 2ª fase da Olimpíada de Matemática

A lista dos alunos selecionados para a segunda fase da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2010 foi divulgada nesta terça-feira (10). Os nomes e locais de prova podem ser consultados no site da Obmep.
São cerca de 860 mil alunos classificados dentre os 19.650 milhões que participaram da primeira etapa. As provas da segunda fase serão realizadas no dia 11 de setembro, às 14h30, em cerca de 8 mil centros de aplicação distribuídos em mais de 5,3 mil municípios brasileiros.
Os testes estão divididos nos níveis um (estudantes do 6º ou do 7º ano do ensino fundamental), dois (8º ou 9º ano do ensino fundamental) e três (de qualquer série do ensino médio). Nas provas da segunda etapa, os alunos vão responder de seis a oitos testes discursivos.
A correção será feita por comitês compostos por professores de matemática. Desse grupo de estudantes sairão os 500 medalhistas de ouro, 900 de prata e 1,8 mil de bronze, além de 30 mil que receberão menção honrosa. Os vencedores serão anunciados em 26 de novembro.

Câmara Municipal cria lei para execução do hino nacional nas escolas

Foi transformada em lei o que deveria ser por iniciativa dos próprios diretores de escolas municipais e estaduais. Segundo a secretaria de comunicação social do munícipio, de acordo com a lei nº1404, as escolas da rede municipal de ensino deverão promover cerimônias cívicas nas sextas-feiras, com execução do hino nacional e hasteamento das bandeiras nacional, do estado e município. No período matutino será realizado no início das aulas e no término das aulas, no período vespertino.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Enem 2010 recebe 4,6 milhões de inscrições

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 recebeu 4,6 milhões de inscrições, número recorde desde a criação do exame, em 1998. O maior número de candidatos inscritos havia sido registrado em 2009, com 4,1 milhões. A informação foi publicada nesta segunda-feira (9) pela Agência Brasil, agência de notícias mantida pelo governo federal. A prova será realizada em 6 e 7 de novembro.
O ano passado foi o primeiro em que universidades federais passaram a usar a nota nos processos seletivos. No total, cerca de 2,6 milhões de estudantes fizeram a prova, que teve 37% de abstenção.
São Paulo é o estado com o maior número de inscritos. São 827.818. Em seguida vêm Minas Gerais (538 mil), Bahia (428 mil), Rio de Janeiro (314 mil), Rio Grande do Sul (295 mil), Paraná (228,4 mil), Pernambuco (228 mil) e o Ceará (208 mil). O Sudeste e o Nordeste concentram quase 70% dos participantes.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), cerca de 70 mil inscritos no exame têm menos de 16 anos e mais de um milhão têm entre 16 e 17 anos. Pouco mais de meio milhão têm 18 anos, 394 mil têm 19 anos e 304 mil têm 20 anos. Os candidatos entre 21 e 30 anos somam 1,5 milhão e os maiores de 30 são 691 mil.
Cerca de 2,7 milhões de inscritos neste ano já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Outros 1,3 milhão estão cursando o último ano da etapa – desses, 1,1 milhão são de escola pública. Pouco mais de 500 mil só concluirão a etapa depois de 2010 e participam do Enem como treineiros.
O exame terá 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No primeiro dia, as provas serão de ciências da natureza e humanas, cada uma com 45 questões. No segundo dia, os candidatos serão avaliados em matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, além da redação.

Universidades
As 59 universidades federais do país usarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 em seus processos seletivos, segundo o Ministério da Educação. Do total, 35 usarão o exame como única forma de avaliação, sendo que 15 delas terão o uso restrito para parte das vagas ou para alguns cursos. O levantamento foi feito em julho pelo MEC.
Quatro universidades vão usar o resultado do Enem como parte da nota do vestibular. Em outras seis instituições, o exame substituirá a primeira fase do vestibular e em três, o Enem será usado para preencher vagas remanescentes (que não tenham sido preenchidas no processo seletivo tradicional).
Onze universidades federais que aderiram ao Enem, de acordo com o MEC, ainda não haviam definido, no início de julho, como irão utilizar o exame em seus processos seletivos.
fonte: globo.com

Alunos da rede municipal se classificam para o concurso da National Geografic

Uma grande conquista para os quatro alunos da Escola de Educação Básica Comandante Moreira, da comunidade de Campos Verdes – eles vão participar da etapa regional, em Florianópolis, dia 21 de agosto, do concurso promovido no Brasil pela revista National Geografic.
Alunos da sétima e oitava séries do Ensino Fundamental, resolveram 25 questões de conhecimentos sobre Geografia, dia 9 de junho, na escola em que estudam, sob a coordenação da professora de Geografia, Edinamar Cardoso Antunes de Souza. Eles competiram com escolas da rede estadual e particular do município de Laguna. “Fiquei surpresa, a prova foi muito difícil, a nível de pré-vestibular. As crianças se superaram, fico muito orgulhosa por serem alunos da rede pública e residirem no interior, para mim já foi uma grande vitória eles passaram para a segunda etapa”, comemorou Edinamar.
Se os alunos se classificarem na etapa regional, dia 21, participarão da final em São Paulo, entre 12 e 15 de novembro, com todas as despesas pagas. Serão apenas 20 classificados no estado.
Relação dos alunos classificados da Escola Básica Comandante Moreira, do município de Laguna:
Karini Alfredo Fagundes
Gabriel Teodoro Fidélix
Leonardo Batista de Souza
Mikaela Sumariva de Jesus
Saiba mais sobre o concurso

“Inspirar as pessoas a cuidar do planeta.” Esse lema tem baseado as reportagens publicadas mensalmente em cada uma das 30 edições nacionais da conceituada revista National Geographic. Dos Estados Unidos ao Japão, da Ucrânia ao Brasil, da Bulgária à Turquia, todas as edições da National espalhadas pelo mundo têm se preocupado em revelar o planeta em toda sua diversidade natural, social e cultural. Por meio de fotos da melhor qualidade, gráficos, quadros, mapas e uma edição de texto rigorosa, suas reportagens têm como objetivo mostrar aos leitores o prazer que é descobrir, explorar, desbravar, investigar e conhecer o mundo. E, com isso, despertar entre eles o desejo de valorizar e preservar essa rica diversidade que se espalha pelo planeta.
O Desafio National Geographic 2010 está justamente baseado nesse espírito. Ele representa um grande concurso nacional de geografia, cujo maior objetivo é despertar entre os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio o interesse por temas relevantes do mundo contemporâneo. O Desafio busca aferir o que os jovens aprenderam e como aplicam os conhecimentos de geografia para compreender a realidade cotidiana, em conexão com áreas e temas como história, cultura, meio ambiente, sustentabilidade, viagens e turismo.
Assim como em sua primeira edição, realizada em 2008, o Desafio está baseado em orientações para estudantes e professores e em uma Matriz de Referência que dispõem sobre diversos temas e assuntos. Entre eles estão as relações sociedade-natureza, os usos dos recursos naturais, a questão da sustentabilidade, cidades, patrimônios culturais da humanidade, as inovações nos sistemas de energia, transportes, comunicações e informações, a mobilidade espacial e a constituição de uma escala global de relações humanas, além de habilidades de leitura, produção e interpretação de mapas e textos em diferentes gêneros.
fonte: laguna.sc.gov.br

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Filsofia - Homem terá que colonizar espaço para sobreviver

LONDRES (AFP) - A raça humana terá que colonizar o espaço nos próximos 200 anos se não quiser desaparecer, advertiu esta segunda-feira o astrofísico britânico Stephen Hawking, em entrevista publicada no site 'Big think'.
"Penso que o futuro a longo prazo da raça humana está no espaço. Será difícil evitar uma catástrofe no planeta Terra nos próximos cem anos, sem falar dos próximos mil anos ou dos próximos milhões de anos", declarou o cientista no site na internet que se apresenta como um "fórum mundial que relaciona pessoas e ideias".
"A raça humana não deveria apostar apenas no planeta", acrescentou o cientista.
"Vejo grandes perigos para a raça humana. Em muitas ocasiões no passado, sua sobrevivência foi difícil", afirmou, mencionando em especial a famosa crise dos mísseis, em 1963, em Cuba.
"A frequência de tais ameaças provavelmente aumentará no futuro. Teremos necessidade de prudência e juízo para lidar com elas com sucesso. Sou otimista", disse Hawking.
Segundo ele, "se pudermos evitar uma catástrofe nos próximos dois séculos, nossa espécie se salvará se nos lançamos no espaço".
"Se somos os únicos seres inteligentes da galáxia, temos que garantir nossa sobrevivência", disse o cientista, considerando que o aumento da população mundial e os recursos limitados da Terra ameaçarão cada vez mais a espécie humana.
"Por isso, sou favorável a fazer voos tripulados ao espaço", disse.
Em abril, o cientista havia advertido que se os extraterrestres existissem, os homens deveriam evitar qualquer contato com eles, porque as consequências poderiam ser devastadoras.
Stephen Hawking, de 68 anos, mundialmente conhecido por seus trabalhos sobre o universo e a gravidade, é autor de "Uma Breve História do Tempo", um dos maiores 'best-sellers' da literatura científica.
Sofrendo desde os 22 anos de esclerose lateral amiotrófica, doença degenerativa que provoca paralisia, o cientista desloca-se em cadeira de rodas e se comunica através de um computador e um sintetizador de voz.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Ensino médio da rede pública terá aulas de educação financeira

Dicas simples de como gastar bem o salário ou a mesada, ajudar a organizar as despesas da família e evitar gastos desnecessários são lições que começam a fazer parte da rotina de estudantes de 450 escolas públicas do país.
A partir da próxima segunda-feira, 09, um projeto piloto de educação financeira, elaborado por órgãos reguladores do sistema e instituições privadas, será aplicado em colégios do ensino médio de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Tocantins, do Ceará, do Distrito Federal e de Minas Gerais.
A ideia é inserir, nas aulas de português, matemática, sociologia e história, com apoio de material didático específico e um site na internet, informações sobre riscos e vantagens de compras à vista, a prazo, explicar como funciona o juro e como fazer um orçamento.
"O conteúdo será um tema transversal nas diferentes disciplinas, não será algo específico do conteúdo de matemática, tampouco uma disciplina a mais", explicou o superintendente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), José Alexandre Vasco.
O curso completo será dado a alunos do segundo ano do ensino médio e vai durar um ano e meio. Além das aulas, o projeto inclui a participação dos pais por meio de workshops e da avaliação dos resultados por uma consultoria especializada, com acompanhamento do Banco Mundial (Bird).
Somente a etapa de avaliação custará R$ 1 milhão e envolverá mais 450 escolas onde o curso de educação financeira não será aplicado (para fins de comparação), totalizando 900 colégios no projeto - durante apresentação da iniciativa, não foi informado o valor total da iniciativa.
Os professores que levarão esse conteúdo para sala de aula participaram de capacitação durante o primeiro semestre do ano e terão suporte para as aulas. Eles são de escolas que já participavam de outros projetos com os organizadores e se candidataram voluntariamente.
Aulas de educação financeira fazem parte do currículo escolar de 60 países, entre eles, Holanda, Japão e Estados Unidos. Para o representante do Banco Central no projeto, José Linaldo, as informações vão ajudar a população a não se influenciar pelas armadilhas das propagandas ou do crédito fácil.
A próxima etapa do projeto prevê a extensão do curso para o ensino fundamental em 2011. "Estamos elaborando o material didático", contou José Alexandre Vasco.
fonte: terra.com.br

Informações de inscritos no Enem vazam na internet


Informações sigilosas dos estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vazaram na internet, na terça-feira (3), no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização da prova.
Os dados disponíveis no site eram de estudantes inscritos nos exames de 2007, 2008 e 2009. Foram exibidas informações como nome, RG, CPF, notas e número da matrícula, que deveriam ser mantidas em sigilo.
Assim que foi constatado o erro, houve a correção. O Ministério da Educação afirma que vai apurar o que houve e já admite até a possibilidade de demissão dos responsáveis Ainda segundo o órgão, a falha não compromete o resultado das três últimas edições do exame.
fonte:Do G1, com informações do Bom Dia Brasil

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Professora é assassinada dentro de escola.

Aconteceu, infelismente o que sempre destacamos em nosso programa aconteceu. Violência Brutal contra um professor. Uma professora de 50 anos foi assassinada dentro de uma escola pública, em Junqueiro (AL), nesta segunda-feira (2). Segundo a Polícia Civil, dois homens chegaram à unidade de ensino e disseram que queriam fazer matrícula de uma criança. A professora estava atendendo a dupla quando foi atingida pelos disparos.
Os dois fugiram em uma moto e, até o fim da tarde, ninguém foi preso. A polícia disse que a bolsa da vítima foi levada pelos criminosos.

De acordo com as investigações, foi a terceira vez que os mesmos homens visitaram a escola. O prédio é pequeno e não há câmeras de segurança instaladas.
O crime ocorreu no intervalo entre as aulas da manhã e da tarde e havia poucas pessoas dentro do prédio, segundo a polícia.
A professora deve ser enterrada na terça-feira (3). Familiares e colegas de trabalho devem prestar depoimento a partir de quarta-feira (4).
Fonte: globo.com

Comunidade da Cigana recebe escola reformada e novos computadores




Foi inaugurada nesta segunda-feira, dia 2, a reforma e ampliação da escola municipal Vereador Jurandir Pereira dos Santos, na região da ilha. A obra entregue para a comunidade irá beneficiar os 56 alunos da Cigana e Canto da Lagoa que ali estudam, do pré-escolar ao quarto ano do ensino fundamental.A instituição, que não passava por uma reforma há mais de dez anos, recebeu mais banheiros, outra sala de aula, uma sala para professores, biblioteca, depósito, sala para secretaria, área coberta para refeitório e uma quadra poliesportiva. Dez novos computadores, para a surpresa dos pais e professores, foram entregues durante a inauguração: “A escola acaba de receber um laboratório de informática”, disse a secretária de educação, Tânia de Oliveira Pereira. Gisele Custódio, diretora da escola, agradeceu a obra e a participação dos pais: “Estamos concretizando um sonho ao vermos um novo espaço físico construído com muita luta”, declara, emocionada ao ver os computadores chegando. O prefeito Célio Antônio adiantou à comunidade que o Governo Federal transferiu três ônibus para o município: “Um será destinado para esta região”, disse. De acordo com o prefeito, já foi liberada a abertura de edital de licitação para a reforma da escola de Campos Verdes.


História:

A primeira escola denominada Escola Isolada Municipal de Cigana foi inaugurada em 30 de março de 1958. Foi feita de madeira e contava com 36 alunos. Em 1968 a escola foi substituída por uma de material, com uma sala de aula, um gabinete e uma área coberta. Em 1975 recebeu uma cozinha e dois banheiros. Em 1991, a escola entrou em reforma e ganhou mais uma sala de aula e passa a funcionar de 1ª a 4ª série. Em 1994 passa a se chamar “Escola Municipal Vereador Jurandir Pereira dos Santos”.Uma nova reforma, em 1998, trouxe a quadra de esportes, calçada e reparos na rede elétrica e saneamento. Desde então, o local não recebia nenhum reparo.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

6ª Série - Quem foi o primeiro Papa da Igreja Católica?



O papa Bento XVI abençoa os milhares de fiéis do balcão do Mosteiro de São Bento, em São Paulo Foto: Reprodução

Bento XVI abençoa os paulistas na sua primeira visita ao Brasil como sumo pontífice. Joseph Ratzinger é o 265º papa da Igreja Católica

O primeiro Papa na Igreja Católica foi São Pedro, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Nascido em 10 a.C, Simão Pedro exerceu seu pontificado entre os anos 30 e 67.

Ele tem uma grande importância para os católicos, pois é considerado o fundador, com São Paulo, da Igreja.

Foi considerado o primeiro bispo de Roma, apesar de não existir consenso histórico sobre sua ida à capital do Império Romano.

O cargo de primeiro Papa lhe foi dado anos depois, pois tal título começou a ser usado cerca de dois séculos mais tarde.

Sucessão
Perseguido pelos romanos, que na época adoravam não um só deus, mas vários, Pedro foi crucificado e enterrado em uma região nos arredores de Roma conhecida como Vaticanus.

Mas antes de morrer, escolheu seu sucessor, Lino, o segundo Papa da Igreja Católica. A sua autoridade foi transmitida até chegar a Bento XVI, o 265º herdeiro do principal cargo da Igreja Católica.

8ª Série - Por que os nazistas usavam a suástica?

Apesar de sua imagem estar diretamente vinculada ao Regime Nazista de Adolf Hitler, a suástica esteve presente em muitas culturas milenares e é representada por meio de diversas formas gráficas.

Na Alemanha, a suástica foi adotada primeiramente por organizações militares e nacionalistas, sendo transformada, a partir dos anos 30, em símbolo do Regime Nazista. Assim, tornou-se uma das maiores marcas da propaganda nazista, que era comandada por Joseph Goebbels e pregava que, devido à compreensão limitada do povo, os símbolos e slogans deveriam ser simples, fortes e repetidos à exaustão. Por esse motivo, a suástica era constantemente exibida em cartazes, bandeiras e demais manifestações.

Para Sirlei Gedoz, coordenadora do curso de História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), a "utilização da suástica pelo Nazismo está ligada ao fato de que é um símbolo forte, sedutor e que cativa o olhar. Nesse sentido, servia aos propósitos da propaganda nazista de apelo às massas humanas". Além disso, a representação gráfica da suástica nazista transmite a noção de movimento, que significaria o progresso da nação alemã.

Também conhecida como Cruz Gamada, a suástica é um símbolo encontrado em muitas culturas, algumas das quais sequer tiveram contato entre si. "Sua origem se perde em tempos imemoriais. Pode-se apontar que vários povos ou civilizações fizeram uso dela: celtas, romanos, hindus (em sânscrito, significa 'aquilo que traz sorte'), índios navajos e maias¿, informa Sirlei.

Existem, inclusive, muitas representações gráficas da suástica. "Em outros povos, ela não era utilizada com formas geométricas retas, como no Nazismo, mas sim circulares. No Nazismo, o símbolo se apresenta em sentido horário, enquanto em outras culturas é anti-horário e mais esférico", relata a professora.

fonte: terra.com.br/educação

Qual o significado que os judeus possuem em relação a suástica?

7ª Série - A Reforma de Martinho Lutero


Era bastante ruim a situação da Alemanha, no século XV. Sem um poder centralizado, dividida entre vários senhores feudais e praticando uma economia agrária, custava a desenvolver-se economicamente. O povo estava esmagado pelos tributos feudais e o dizimo. A Igreja recolhia ali inúmeros impostos e era proprietária de grandes extensões de terras.
A única consolação do povo era a fé. Mas como acreditar numa Igreja que vendia os cargos eclesiásticos a quem pagasse mais e que não escondia os filhos ilegítimos dos "celibatários" sacerdotes? E, pior do que tudo: oferecia o perdão dos pecados através do pagamento de bulas que comprovavam a absolvição do papa (indulgência).
A indignação aumentou quando o monge Tetzel foi à Alemanha para a venda de bulas, no intuito de arrecadar mais dinheiro para a construção da Basílica de São Pedro. Martinho Lutero, monge alemão, criticou os abusos de Tetzel e começou a denunciar publicamente a corrupção da Igreja Romana.
A preocupação de Lutero era com a salvação da alma, mas, perseguido e ameaçado de excomunhão, não recuou e expôs suas ideias na Catedral de Wittenberg (as 95 Teses de Lutero).
Lutero, contrariando a doutrina adotada pela Igreja Romana de que o homem se salva pelas boas obras, adotou as ideias de Santo Agostinho, "O homem se salva pela fé". Propôs uma igreja mais simples, onde o Evangelho fosse discutido pelos fiéis, que teriam a Bíblia traduzida no seu próprio idioma (O próprio Lutero traduziu a Bíblia para o alemão). Também era contrário ao celibato clerical e favorável a que as terras da igreja passassem a pertencer ao Estado. Sua doutrina diminuía consideravelmente o poder da Igreja e de seus sacerdotes.
Construa um cartaz sobre o tema : Martinho Lutero e a Reforma